quinta-feira, 20 de novembro de 2008

Para Refletir: "Deus não é Intrometido"



“DEUS NÃO É INTROMETIDO"


Certa vez perguntaram-me: “se o teu Deus, a quem você tanto acredita, é tão poderoso como dizes, então porque Ele não retira os males que me afligem, as enfermidades que enfrento, as tribulações da vida familiar as quais vivo?!” Fiquei por alguns segundos saboreando estas palavras, enquanto que me veio uma resposta um tanto cômica:


Porque Deus não é intrometido.”


Em face da surpresa que ficou o meu interlocutor, propus-me a explicar-lhe a minha resposta:


Para que Deus possa nos libertar de todo o mal é preciso que, de fato, queiramos que Ele o faça. É necessário, como Maria Santíssima, dizer sim a Deus. A própria Palavra de Deus, a Bíblia, nos revela que em todos os milagres, todos sem exceção, do Antigo ao Novo Testamentos, fez-se necessária a adesão de quem iria receber o milagre, ou dos que o rodeavam.


Para melhor entendermos tudo isto, basta observamos alguns dos milagres de Jesus. Por exemplo, a cura do cego que gritava: “Jesus! Jesus!” e Jesus vai até ele e pergunta: “o que queres de mim?”. Há também a cura do paralítico na piscina de betesda (cf Jo, 5, 1-8). Jesus vendo a aflição daquele homem que há tempos tentava chegar primeiro às águas pergunta se ele quer ficar curado.


Estas duas passagens devem ter inspirado a minha resposta. Pois imaginemos: um cego gritando por Jesus, Jesus perguntando ao paralítico se ele queria ser curado. Ora, qual seria o maior sonho de um cego? E de um paralítico? Do surdo? Logicamente seria ficar curados do mal que os afligem. Mas lembre-se da resposta, Deus não é um Deus intrometido. Ele é o único que pode nos libertar completamente de todo o mal. Porém Ele pergunta: “Você quer que eu o liberte? Você quer, de fato, ficar curado?


Portanto, é preciso dar o nosso sim a Deus, dar um passo a frente. Muitas vezes temos que dar muito mais do que um passo. Foi como aconteceu na cura de outro paralítico em que quatro homens tiveram um grande, engenhoso e demorado trabalho de levá-lo até o Cristo. O nosso Deus é tão bom que não cobrou a fé do paralítico, mas “...vendo a fé que eles tinham” ou seja a fé dos quatro amigos que carregavam o homem, Jesus Cura-o. (cf Mc 2, 1-12; Lc 5, 17-26).


Então, viu como o nosso Deus não é um Deus intrometido, mal-educado? E você? Quer deixar que Ele seja o senhor da sua vida? Portanto devemos dar também um passo à frente, mesmo que este seja muito largo, uma dificuldade muito grande. Faça como o último paralítico, encontre amigos que te levem até Deus e seja amigo para levar alguém ao nosso Salvador, que é o único que pode nos curar por completo, mas não é intrometido.



Texto Escrito por Francisco Robson

Autor do Blog

Nenhum comentário: