segunda-feira, 24 de novembro de 2008

Curso Bíblico: Diário Espiritual

Comunidade Católica Missionária Lar de Bethânia



LEITURA DA BÍBLIA E DIÁRIO ESPIRITUAL


A Comunidade Lar de Bethânia convida você a fazer uma valiosa experiência de Deus e da Sua Palavra através do Diário Espiritual. É um treinamento. Queremos ajudar você a fazer o seu diário. Porque não basta ler: o trabalho com a Bíblia se completa com o Diário Espiritual. Como a palavra diz, trata-se de um diário. A gente lê todos os dias e faz o diário todos os dias.

Você precisará de um caderno. Ele servirá exclusivamente para o seu Diário Espiritual. Uma recomendação: leia a Bíblia com caneta ou lápis na mão. Não tenha receio de riscar a sua Bíblia. Ela é um instrumento de trabalho. A Bíblia é o livro da Palavra escrita. E assim como um aluno ou mesmo um professor ou outro profissional qualquer risca e rabisca o seu livro de estudo e de trabalho, assim também riscamos a Bíblia, que é o nosso instrumento de estudo e trabalho. Não é falta de respeito riscar a Bíblia. Em vez disso, deixá-la limpa e não usá-la é que seria.

Por outro lado, ler com a caneta na mão, assinalando as passagens, é uma maneira de fazer uma leitura mais ativa. A gente fica mais atento, se concentra melhor, se distrai menos e grava com mais facilidade. A Palavra escrita salta do papel para os olhos, é retida pela inteligência e impressa no coração.

Agora é hora de ler. Pare por aqui. Pegue a sua Bíblia e leia dessa forma a Primeira Carta de São João, capítulos 1 e 2. A primeira coisa que você vai anotar todos os dias são as promessas de Deus que você encontrou na leitura. É muito importante anotar as promessas de Deus. Ele as cumpre. São promessas de Deus e não dos homens.

Se você reparou bem, no final do capítulo 1, o versículo 9 diz: “se reconhecermos os nossos pecados, Deus, que é fiel e justo, perdoará os nossos pecados e nos purificará de toda injustiça.” É ou não uma promessa? E que promessa! Deus aí está, fiel e justo, para nos perdoar os pecados. Basta-nos cumprir uma única condição: reconhecer os nossos pecados. Uma condição muito simples, não é? Vamos agora anotar. Escreva no seu caderno: Promessa. Agora copie o trecho e ponha a citação: 1Jo 1,9.

Veja então o início do capítulo 2: não é uma promessa? “Filhinhos meus, isto vos escrevo para que não pequeis. Mas se alguém pecou, temos um intercessor junto ao Pai, Jesus Cristo, o justo.” É uma importantíssima promessa: podemos ter a certeza de que, se pecarmos, teremos um intercessor junto ao Pai. A promessa continua no versículo 2: “Ele é a expiação dos nossos pecados, e não somente pelos nossos, mas também pelos do mundo inteiro.” Anote então no seu caderno e ponha a citação: 1Jo 2, 1-2.

O versículo 25 é bem claro, porque nele aparece a palavra promessa: “Eis a promessa que ele nos fez: a vida eterna.” Essa é a promessa de Deus, e não é pouca coisa: é a vida eterna. Anote e ponha a citação.

O segundo item que você anota são as ordens de Deus. Se são ordens elas precisam ser cumpridas. Para isso temos de conhecê-las. Veja 1Jo 2,15. Não há aí uma ordem? Anote então: “Não ameis o mundo, nem as coisas do mundo. Se alguém ama o mundo, não está nele o amor do Pai.” Observe que em 1Jo 2,28 há outra importantíssima ordem. Encontrou? Então anote.

A terceira coisa que se anota no Diário Espiritual são os princípios eternos. A maneira mais fácil de compreender o que é um princípio eterno é aprender na prática. Veja 1Jo 1,5. Temos aí um princípio eterno. Nada o mudará. Queiramos ou não, é assim porque é assim, eterno. “Deus é luz e nele não há trevas”. Continue com os versículos 6 e 7. Eles também trazem princípios eternos. São princípios que regem o Reino de Deus. Anote. Veja 1Jo 2,9. Não se trata de um princípio eterno? Vá em enfrente com os versículos 10 e 11. Percebeu? Então anote.

São, portanto, três coisas: Promessas, Ordens e Princípios Eternos. Em seguida você vai anotar coisas muito concretas e pessoais:

  1. Qual a mensagem de Deus para mim no dia de hoje? No texto que leu, você vai encontrar a mensagem que Deus tem para você no dia de hoje. É só prestar atenção. Em seguida, escreva.

  2. Como posso colocar isso em prática na minha vida? Como pôr em prática tudo o que você leu, tudo o que Deus lhe falou. Não tenha medo de dizer isso por escrito.

Esse é o ponto de chegada do Diário Espiritual. É cem por cento prático e concreto. Amanhã você vai pegar o capítulo 3 e fazer o seu diário. Depois de amanhã, o 4 e, por fim, o 5. Em quatro dias você faz toda a Primeira Carta de São João. É interessante, já que você está começando a fazer o seu Diário Espiritual, refazer a Primeira Carta de São João. Você encontrará novidades.

Na pŕoxima postagem (26/11/2008) traremos as Regras para a boa feitura do Diário Espiritual. Não pare mais de fazer o seu diário, e lembre-se: é diário, todos os dias. Sida em frente com a ferramenta que você começou a manusear. Você levará mais quatro dias para refazer o seu Diário Espiritual com a Primeira Carta de São João. Depois você vai começar a ler o Evangelho de São João. Não deixe de fazer o Diário Espiritual capítulo por capítulo. Se conseguir fazer mais de um capítulo por dia, não tenha receio: vá em frente; você vai ganhando tempo. Aproveite todo tempo que tiver. Só recomendamos que você não queira fazer tudo no começo, quando tem entusiasmo, para depois parar... Aqui se aplica o provérbio popular: “Devagar e sempre” o segredo está na continuidade.

Em todo caso, quem pode mais faça mais. Quem pode dar uma esticada na leitura dê sem receio. Porque o Evangelho de São João? O próprio João declara a finalidade do seu trabalho: “Para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus e para que, crendo, tenhais a vida em seu nome (Jo 20, 31). Não é pouca coisa. João apresenta no seu Evangelho esses ensinamentos, esses milagres e esses fatos da vida de Jesus para não restem dúvidas quanto a sua identidade: Ele ó Cristo, o messias esperado, o enviado do pai; Ele é o Filho do deus vivo.

(Fonte: “A Bíblia no meu dia-a-dia”, Padre Jonas Abib: Editora Canção Nova)

MÃOS À OBRA!!!

Próxima Publicação:

Tema: Regras para a boa feitura do Diário Espiritual.

Contatos:

Internet: WebSite: lardebethania.blogspot.com E-mail: lardebethania@bol.com.br







Nenhum comentário: