quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Formação de Coordenadores de Grupos



Os Dez Mandamentos de um Bom Coordenador


1. Ter visão do objetivo do grupo:

* saber em que direção deve caminhar o grupo.


2. Entender de metodologia:

* metodologia de trabalho que faz com que o coordenador e os outros descubram as pistas concretas para chegar ao objetivo previsto.

* é paciente. Não é imediatista. Entende que o processo de reflexão-ação, teoria-prática, é um processo lento.


3. Saber conduzir uma reunião:

* cuidar para o grupo não se desviar do tema.

* ter a arte de fazer perguntas para fazer a todos falarem e participarem.

* saber manter-se em silêncio. Guarda seus "cartuchos" para concluir o assunto.

* anota as idéias mais importantes num caderno para não ficarem esquecidas, e as retoma na conclusão.


4. Ser bom cobrador:

* a cobrança desperta senso de responsabilidade. Faz o grupo levar a sério as decisões tomadas.

* valoriza todos os passos dados e o que foi feito.


5. Saber controlar o tempo:

* cronometrar o tempo para as diversas partes da reunião. Avançar no horário só com o pedido e a aprovação do grupo.

* o coordenador deve dar exemplo de pontualidade e começar na hora marcada, mesmo com poucos membros. A insistência na pontualidade cria ambiente de seriedade e responsabilidade.


6. Ter boa capacidade de organização:

* planejamento, acompanhamento e avaliação crítica. Nunca trabalhar sozinho, sempre em equipe: decisões devem ser tomadas em grupo e as funções devem ser distribuídas e cobradas.

* a avaliação deve ser preparada: ver passos táticos, estratégicos e objetivos.


7. Saber despertar novas lideranças*:

* o coordenador deve saber despertar novas lideranças. Ter capacidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos.

* perceber os talentos das pessoas e aproveitá-los. Trabalhar sobretudo essas lideranças naturais.

* o bom coordenador faz fazer e não faz tudo pelos outros.


8. Dar testemunho de vida coerente:

* o líder arrasta os outros mais pelos exemplos de vida do que pelos conhecimentos teóricos que possui.


9. Ter empatia:

* deve sentir quando alguém está sendo deixado de lado e não está participando. Deve ser sensível a tudo o que acontece no grupo. Os bate-papos fora das reuniões são muito importantes para isso.


10. Ser entusiasmado:

* o entusiasmo é como uma doença contagiosa.

* seja otimista.



* Na Comunidade Lar de Bethânia, nós não usamos a palavra líder, mas Servo. Queremos seguir o exemplo de Jesus que não se fez líder, mas um servidor dos outros e para os outros. Portanto, fomente em seu Grupo o espírito do serviço, da ajuda, do colocar-se à disposição dos outros com alegria.

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Um comentário:

Dihelson Mendonça disse...

Olá, Pessoal. Estou lendo e relendo as postagens do seu Blog sobre a Comunidade Lar de Bethânia e tenho gostado do que vi até agora. Já está incluso também na Rede de Blogs do Cariri, cujo endereço é o seguinte:

www.blogsdocariri.com

Abraços Sinceros,

Dihelson Mendonça