Os Dez Mandamentos de um Bom Coordenador
1. Ter visão do objetivo do grupo:
* saber em que direção deve caminhar o grupo.
2. Entender de metodologia:
* metodologia de trabalho que faz com que o coordenador e os outros descubram as pistas concretas para chegar ao objetivo previsto.
* é paciente. Não é imediatista. Entende que o processo de reflexão-ação, teoria-prática, é um processo lento.
3. Saber conduzir uma reunião:
* cuidar para o grupo não se desviar do tema.
* ter a arte de fazer perguntas para fazer a todos falarem e participarem.
* saber manter-se em silêncio. Guarda seus "cartuchos" para concluir o assunto.
* anota as idéias mais importantes num caderno para não ficarem esquecidas, e as retoma na conclusão.
4. Ser bom cobrador:
* a cobrança desperta senso de responsabilidade. Faz o grupo levar a sério as decisões tomadas.
* valoriza todos os passos dados e o que foi feito.
5. Saber controlar o tempo:
* cronometrar o tempo para as diversas partes da reunião. Avançar no horário só com o pedido e a aprovação do grupo.
* o coordenador deve dar exemplo de pontualidade e começar na hora marcada, mesmo com poucos membros. A insistência na pontualidade cria ambiente de seriedade e responsabilidade.
6. Ter boa capacidade de organização:
* planejamento, acompanhamento e avaliação crítica. Nunca trabalhar sozinho, sempre em equipe: decisões devem ser tomadas em grupo e as funções devem ser distribuídas e cobradas.
* a avaliação deve ser preparada: ver passos táticos, estratégicos e objetivos.
7. Saber despertar novas lideranças*:
* o coordenador deve saber despertar novas lideranças. Ter capacidade de colocar as pessoas certas nos lugares certos.
* perceber os talentos das pessoas e aproveitá-los. Trabalhar sobretudo essas lideranças naturais.
* o bom coordenador faz fazer e não faz tudo pelos outros.
8. Dar testemunho de vida coerente:
* o líder arrasta os outros mais pelos exemplos de vida do que pelos conhecimentos teóricos que possui.
9. Ter empatia:
* deve sentir quando alguém está sendo deixado de lado e não está participando. Deve ser sensível a tudo o que acontece no grupo. Os bate-papos fora das reuniões são muito importantes para isso.
10. Ser entusiasmado:
* o entusiasmo é como uma doença contagiosa.
* seja otimista.
* Na Comunidade Lar de Bethânia, nós não usamos a palavra líder, mas Servo. Queremos seguir o exemplo de Jesus que não se fez líder, mas um servidor dos outros e para os outros. Portanto, fomente em seu Grupo o espírito do serviço, da ajuda, do colocar-se à disposição dos outros com alegria.
Gostou?! Então Comente!!!
Um comentário:
Olá, Pessoal. Estou lendo e relendo as postagens do seu Blog sobre a Comunidade Lar de Bethânia e tenho gostado do que vi até agora. Já está incluso também na Rede de Blogs do Cariri, cujo endereço é o seguinte:
www.blogsdocariri.com
Abraços Sinceros,
Dihelson Mendonça
Postar um comentário