terça-feira, 25 de novembro de 2008

Advento: Figuras Bíblicas - João Batista


Advento: Figuras Bíblicas - João Batista

A Liturgia do tempo do Advento põe em destaque algumas pessoas que tiveram grande significado na história da Salvação e que estão intimamente ligadas ao nascimento do Salvador: João Batista, Maria, José e o próprio Jesus. Vamos, então, apresentar alguns traços de cada um deles:

JOÃO BATISTA:

Filho de Zacarias e Isabel, João aparece no cenário da história da salvação, antes mesmo do seu nascimento. De afto, o anjo do Senhor aparece a Zacarias comunicando que ele e sua esposa Isabel terão um filho, cujo nome será João, que significa "Deus é benigno". Além disso, diz o anjo: "Ele te encherá de gozo e alegria, e muitos se alegrarão com o seu nascimento. Será grande diante do Senhor. Estará cheio do Espírito Santo desde o ventre materno" (Lc 1, 14-15).
João foi concebido quando sua mãe Isabel já estava em idade avançada.

Mais tarde, João aparece no deserto de Judá, anunciando a vinda do Messias, conclamando o povo ao batismo de penitência. Tem consciência de sua missão, que era preparar os caminhos para a chegada de Jesus Cristo: "Convertei-vos, pois o Reino dos céus está próximo" (Mt 3, 2). "Iam até ele toda a região da Judéia e todos os habitantes de Jerusalém, e eram batizados por ele no rio Jordão, confessando os próprios pecados" (Mc 1, 5). João considera-se enviado por Deus "para dar testemunho da Luz" (cf. Jo 1; 6; 15) e aponta Jesus como o "Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo" (cf. Jo 1, 29).

Um comentário:

Anônimo disse...

Obrigado por intiresnuyu iformatsiyu