quarta-feira, 5 de novembro de 2008

Obama é o novo Líder Político Mundial!!!



O dia 4 de novembro deste ano foi, de fato, um dia a ser gravado na memória e na história dos Estados Unidos. Isto porque foi realizada a maior eleição daquele país, em diversos números. Lá o voto é facultativo. Mas o que se viu, por exemplo, foi o grande número de jovens que votaram, chegando a 70% do total dos que votaram. Foi uma eleição que custou muito caro, a que mais foi gasto dinheiro; a que foi realizada o maior tempo de campanha: dois anos.
Porém, o que possivelmente tenha marcado mais este processo eleitoral está sendo a vitória do primeiro presidente negro dos Estados Unidos, Barack Obama. Vitória bem convincente em números que superaram as expectativas. Hoje as expressões são as mais variadas possíveis. o que se observa através dos meios de comunicação visuais são americanos felizes, elegres com a vitória de Obama e, principalmente, estadunidenses esperançosos pelo fortalecimento, em amplos sentidos, do seu país. Americanos que esperam o cumprimento do que foi prometido em campanha.

Mas o que muda com Obama no poder? Num país de muito preconceito racial, ter um presidente negro será que é garantia de igualdade para todos? E a economia, o poder mundial dos Estados Unidos, como é que ficam? Certamente é melhor esperar, como fizeram nas urnas os norte-americanos, dando voto de confiança à Obama, até porque ele somente será empossado no dia 20 de Janeiro do próximo ano.


Francisco Robson
V Semestre - História - URCA
(autor e colunista deste blog)

Nenhum comentário: