segunda-feira, 20 de outubro de 2008

O Caso Eloá e a Diferença de Idade no Namoro



A diferença de idade entre um homem e uma mulher é um assunto polêmico. Não importa se entre adultos, jovens ou adolescentes. Para alguns o que vale mesmo é a idade mental e emocional dos envolvidos. Para outros, a maioria dos pais por exemplo, isto é inaceitável. E pra você? Você é a favor ou contra?


Há alguns dias nos deparamos com a tragédia acontecida em Santo André no ABC Paulista em que a jovem Eloá, de 15 anos, Foi vitimada pelo seu ex-namorado, Lindemberg, de 22 anos. Numa entrevista no dia de hoje ao Programa Hoje em dia, da emissora Record, uma mulher que se dizia amiga da mãe da garota Eloá, esta mulher afirmava que os pais dela não aprovavam o seu namoro devido a diferença de idade: o ex-namorado tem 22 anos, ela tinha 15. Portanto, uma diferença de 7 anos.

Nesta relação entre pessoas com idades elevadamente diferente, há sempre dois lados da moeda, acontece sempre o lado bom e o ruim na relação. Muitas vezes @ mais velh@ alimenta o receio de que possa ser trocado por outra pessoa mais jovem e atraente.@ mais jovem, por sua vez, tem medo de ser trocado por alguém mais velho, mais maduro. Pode haver também a não aprovação do casal por parte de vizinhos, amigos, parentes, colegas de trabalho, enfim, o que pode vir a desgastar o relacionamento do casal.

Alguns profissionais da área da psicologia, por exemplo, afirmam que para o relacionamento dar certo é preciso aceitar as pessoas como elas são e, aos envolvidos, o casal, no caso, não podem deixar-se levar pela opinião das outras pessoas. Mas digo aqui que a opinião dos pais, de amigos bem próximos e de pessoas mais "vividas" podem e devem ser levadas em consideração.


Não sou nenhum especialista, não sou psicólogo, mas no caso da garota Eloá pode ter sido o sentimento de posse da pessoa mais velha, o Lindemberg, que venha a ter causado toda essa tragédia. Não aceitando o fim do namoro, ele acabou por procurar a pior forma de não perder "parte de si" como ele mesmo falava ao negociador no local do sequestro. Parte que ele achava que pertencia a ele. Fica aqui a nossa reflexão: você namora ou conhece alguém que se relacione com alguém mais velho? Como é este relacionamento? Você aprova/ concorda? ou não? comente esta mensagem. Dê a sua opinião.

Francisco Robson

Autor do Blog

6 comentários:

Anônimo disse...

sure, why not!

Anônimo disse...

very clever.

Anônimo disse...

ok. I found an information here that i want to look for.

Anônimo disse...

help me.

Anônimo disse...

very cool.

Anônimo disse...

eu namoro uma pessoa 15 anos mais velho que, eu e eu posso dizer que ele tem uma cabeça muito boa em relação a esse assunto e nós sentimos muito a morte da Elóa,acompanhamos tudo desde de segunda até a sexta e pedimos muito a Deus que ilumine o seu caminho.