quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Formação: Sacramentos


Reflexão Inicial: Simbolismo e Realidade

Muitos símbolos representam realidades das mais diversas. Por exemplo, a bandeira do nosso país representa esta palpável realidade de que somos cidadãos brasileiros, de que formamos um povo.

O presente que você dá a seu pai, mãe ou namorado (a) não é o seu amor, mas é o sinal externo da realidade que vai dentro de você. Você vive cercado de símbolos, como: bandeira, emblemas, sinalizações no trânsito... enfim, seu país, sua cidade, seu bairro, sua escola, usam de símbolos e, por sinais externos, buscam levá-lo a uma realidade interior.
Sua Igreja também faz uso de sinais, que são chamados de SACRAMENTOS. Eles levam o "sagrado" e o "santo" até você, ou você a eles.
Você usa o termo "sinal":
  • Para simbolizar algo;
  • Para marcar algo ou alguém;
  • Para caracterizar e distinguir alguém especial (tem um sinal característico);
A Igreja também. Pelo sinal sensível do sacramento caracteriza de maneira segura as pessoas que a ela fazem parte. Há sete sinais externos pelos quais a Igreja quallifica a realidade interior da graça que Deus nos dá. São os sete sacramentos da Igreja, que também são conhecidos como canais, pelos quais a graça divina chega até nós.

Este é o nosso pontapé inicial na formação sobre sacramentos que teremos no Blog. Falaremos sobra cada um dos sete. Esperamos que você faça bom proveito do que aqui trataremos e dê a sua opinião, ou testemunho, através dos comentários desta postagem.

Nenhum comentário: