sexta-feira, 19 de dezembro de 2008

Lar de Bethânia: Marta


Lar de Bethânia: Marta

Marta é um nome que vem do aramaico e quer dizer Senhora. Ela é aquela senhora que procurava servir o Senhor. A exemplo de Maria, mãe de Jesus, todos aqueles que se colocam como servos de Deus precisam aprender a servir seus irmãos. Segundo São Lucas, Marta estava atenta às necessidades de Jesus e procurava servi-lo da melhor maneira possível.Nós queremos trabalhar e servir nossos irmãos. Além disso, queremos fazer do trabalho uma importante dinâmica para todos os nossos filhos.

Alguns textos bíblicos nos ajudam a aprofundar as decorrências de nosso carisma a partir do Motivo Marta: Lc 10,38-42; Lc 12, 22-31; Jo 11,1ss. Marta está sempre pronta para ir ao encontro de Jesus (Jo 11).

Marta simboliza o compromisso e a ação. Mas, ao ser repreendida por Jesus: “Tu te inquietas por muitas coisas”, leva-nos um questionamento acerca da inutilidade de preocupar-se excessivamente com as coisas mundanas.

No questionamento feito por Jesus identificamos seu ensinamento acerca do Reino de Deus: “Não vos preocupeis por vossa vida, pelo que comereis, nem por vosso corpo, como vos vestireis. A vida não é mais do que o alimento e o corpo não é mais que as vestes? Olhai as aves do céu. Não semeiam nem ceifam, nem recolhem em celeiros e vosso Pai celeste as alimenta. Não valeis vós muito mais do que elas?.... Buscai em primeiro lugar o Reino de Deus e a sua justiça e todas estas coisas vos serão dadas em acréscimo” (Mt 6, 25-34).

Em Marta vemos a necessidade de servir ao Senhor através do trabalho aos irmãos, mas, ao mesmo tempo, a coragem de não se perder no fazer. Corremos o risco de também nos inquietarmos por coisas desnecessárias...

Lázaro era leproso, Maria era prostituída e Marta era agitada. Cada um recebe uma linda cura de Jesus. Lázaro ressuscita, Maria quebra o vaso e Marta se encontra intimamente com o Senhor. Quando ele chega para a ressurreição de Lázaro, Marta ainda demonstra seu ativismo. Sai correndo, estabanada, e vai logo cobrando de Jesus sua ausência. O Senhor aproveita para curar seu coração inquieto e agitado. Fala da vida plena, mostra que nossa vida tem um sentido que vai além do que vemos. Fala de um reino que se inaugura com Jesus e em Jesus. Ele é o Reino. Agora, Marta curada pelo Senhor, vai ao encontro de sua irmã e lhe diz baixinho (cf Jo 11,28). Ao frisar que Marta disse baixinho, o evangelista quer mostrar que ela é uma pessoa nova. Para quem vivia gritando e cobrando dos outros, falar baixinho, diante da morte de seu irmão é um grande sinal de cura e libertação.

Algumas coisas só podem ser ditas baixinho. Com carinho, delicadeza, jeito. Muitas vezes o que mais machuca o outro não é aquilo que falamos, mas como falamos. Precisamos aprender com Marta. Diante dos problemas mais graves é preciso falar baixinho, sinal de quem confia que Deus está no comando de sua história.

Com Marta precisamos aprender a confiar no amor providente do Senhor. Viver da providência precisa ser um dos pontos fundamentais de nossa espiritualidade e de nossa mística, pois significa abandonar-se inteiro em Deus.

Com Marta devemos aprender também a importância do trabalho, do empenho por um mundo novo, um mundo que precisa ser construído com a colaboração efetiva de cada um de nós.

Trechos do Livro Viver Bethânia.



Fonte: Pe. Léo, scj

Nenhum comentário: