quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

Sacramentos


Dando continuidade a nossa Formação - pequeno estudo - sobre os Sacramentos falaremos hoje dos sacramentos de iniciação cristã. De forma breve vamos abordar sobre os três tipos de Sacramentos: INICIAÇÃO CRISTÃ, CURA e SERVIÇO. Antes de iniciarmos, será interessante e necessário que você leia a primeira formação deste tema, pois nela você terá as informações sobre o que são os Sacramentos? Por que são Sinais? Porque usa muito de símbolos? Como eles levam o "Sagrado" e o "Santo" até você. Então vamos lá! Clique aqui e leia a primeira Formação.
O cristão e os Sacramentos
Sacramentos de iniciação Cristã, de Cura e de Serviço


  • Sacramentos de Iniciação Cristã:

São assim chamados porque introduzem o indivíduo na vida da Igreja de Deus. Por meio deles são lançados todos os fundamentos de toda a vida cristã. A participação na Natureza Divina como dom e graça que os homens recebem de Deus, reproduz certa analogia com a origem, o desenvolvimento e a sustentação da vida natural. Desta forma poderemos saborear os tesouros da vida com Deus e em Deus.

  • Sacramentos de Cura:
Através dos Sacramentos de Iniciação Cristã recebemos nova vida em Cristo. No entanto, esta vida nós a trazemos em "vasos de barro" (cf. 2 Cor 5, 1) e ela ainda encontra-se "escondida com Cristo em Deus" (cf. Col 3, 3). Estamos sujeitos ao sofrimento, à doença e à morte. Esta nova vida que temos em Deus pode tornar-se debilitada e até perdida pelo pecado.

Através dos sacramentos da Penitência ou Confissão e Unção dos Enfermos, Jesus quer que continuemos a sua obra de cura e salvação, restaurando-nos a vida física e espiritual.

  • Sacramentos de Serviço:
Os Sacramentos de iniciação cristã são a base da vocação comum de todos os discípulos de Cristo., vocação esta, à santidade e à missão de levar Cristo a todos os homens.

Dois outros sacrmantos: o sacrmanto da ordem e o sacrmanto do matrimônio, estão ligados ao serviço de uma pessoa que se coloca como servo do outro (matrimônio) ou de outrem (ordem). Contribuem para a salvação pessoal, através do serviço aos outros.

No sacramento da ordem, aquele que já foi consagrado com os sacramentos da iniciação cristã, podem receber consagrações específicas. os que receberem o sacramento sa ordem são consagrados para ser, em nome de Cristo, pela graça e palavra de Deus, Pastores da Sua Igreja.

Por sua vez, os esposos cristãos, são fortalecidos e, de certa forma, consagrados ao serviço de amor ao próximo.


Francisco Robson, Autor do Blog Fundador da Com. Lar de Bethânia

Nenhum comentário: